quinta-feira, 12 de abril de 2012

Páscoa: esperança para o mundo

A Páscoa, vitral do ir. Eric de Taizé
     O Evangelho de Páscoa fala-nos de uma mulher, Maria Madalena, que chora muito conturbada, como se a morte de Jesus tivesse selado o fracasso de todas as suas esperanças. No entanto, enquanto os apóstolos de Jesus permanecem fechados em casa com medo, ela vai ao túmulo. Esse gesto não expressa apenas o seu luto, mas também uma espera, por muito confusa que seja. É a espera de um amor, que o maior sofrimento não pode apagar completamente.
     Então Jesus, o Ressuscitado, vem ter com ela. E vem de forma completamente inesperada, não triunfalmente, mas tão humildemente que ela nem o reconhece e pensa tratar-se do jardineiro.
E Jesus chama-a pelo seu nome, «Maria», o que vai fazer mudar tudo. Maria reconhece no seu coração a voz de Jesus. Ela volta-se para ele e chama-o: «Rabbuni, Mestre!» Começa nela uma vida nova; ela confia que Jesus está próximo, mesmo se a sua presença é agora diferente. Depois, o Ressuscitado envia-a: «Vai ter com os meus irmãos e diz-lhes que ressuscitei!» A sua vida recebe um sentido novo - ela tem agora uma missão para cumprir.