Segue abaixo a transcrição da coluna da teóloga Maria Clara Bingemer, no site dom total, sobre a nova obra de SS. Bento XVI a respeito do nascimento e infância de Jesus. Vale a pena ler e refletir... e é claro, posteriormente adquirir o livro...
Fonte: http://www.domtotal.com.br/colunas/detalhes.php?artId=3236
A infância de Jesus segundo Bento XVI
A origem de Jesus se torna, então, a origem de todo homem e toda mulher que vem ao mundo
Ao começar o Advento, a Igreja e a sociedade recebem o livro escrito por Bento XVI sobre a infância de Jesus. Trata-se de uma meditação teológica. Ninguém poderá lê-lo sem entrar no ritmo de oração que o atravessa do início ao fim e que convida a contemplar o Mistério de Jesus de Nazaré, filho de Maria e filho de Deus, salvador e redentor do mundo.
A intenção do autor não é tanto comentar, com erudição e estilo refinado, os fatos do passado, mas sim conduzir o leitor em direção a uma atualização da mensagem de salvação que os Evangelhos da infância de Cristo trazem e revelam. Alguns pontos são extremamente significativos no texto.
O tema da origem de Jesus aparece como inseparável da revelação feita a Israel, da qual Jesus é a culminância. Deste modo, o Papa demonstra com clareza a importância da Bíblia judaica e do povo de Israel, no seio do qual nasceu o Salvador. Todo o desenvolvimento do mistério da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus de Nazaré acontecerá em continuidade com a revelação feita ao povo de Deus através da boca dos profetas e que se exprime na espera do Messias. De outro lado, o texto demonstra que a genealogia de Jesus apresenta um novo início, em Maria, com a qual termina e é relativizada toda a genealogia.