segunda-feira, 18 de junho de 2012

CRÔNICAS DO 1º ENCONTRÃO DE CATEQUESE DO VICARIATO DE ARAPIRACA - 1ª PARTE


Imagem de N. Sra. do Coração de Ouro - Craibas
"De todos os cantos viemos para louvar ao Senhor..."

      Como muita alegria e entusiasmo, teve início na manhã do dia 17/06, o 1º Encontrão de Catequese do Vicariato de Arapiraca, que contou com a presença de 250 catequistas oriundos de todas as paróquias da cidade de Arapiraca e Craibas que vieram para estudar, refletir e debater sobre a temática do Kerigma e da Mistagogia.
      O encontro aconteceu na  hospitaleira cidade de Craibas, que sob as bênçãos de Nossa Senhora da Conceição, acolheu as comitivas que chegavam nos ônibus na praça da Matriz. Com singela fraternidade, os catequistas da cidade recepcionavam a todos com um afetuoso abraço, testemunhando a milenar sabedoria do salmista: "como é bom e agradável viverem unidos os irmãos...".
      O encontro iniciou com a saudação cordial de Pe. Osmar, paróco da cidade, que falou da felicidade de toda a comunidade em poder está acolhendo os catequistas do Vicariato. Por sinal, foi marcante a figura dos padres Osmar, Edvaldo e José ao longo de todo o encontro. Ao longo de todo o encontro, eles foram presença forte e constante durante as palestras e na organização da infraestrutura do encontro.
Local do encontro
      O encontro já iníciou mostrando a sua "cara" na oração inicial, marcada pela forte interação e integração dos catequistas e comunidade durante os cantos e as orações, como também pela condução feita pelo trabalho conjunto do Ministério de Música local e catequistas vindos da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
       A palestra inicial teve como tema: "O kerigma na ação da catequese" e foi conduzido pelo catequista Wallace Cordolino, que é assessor diocesano da Juventude Missionária (POM). Wallace falou sobre a importância da evangelização em toda a vida da Igreja, de modo especial, na catequese. Segundo ele, o trabalho da catequese se torna superficial quando disvinculado da ação evangelizadora.

       "Muitas vezes acreditamos que os catequizandos já estão devidamente evangelizados, quando não estão! Por isso, iniciamos a fundamentação da fé (catequese) em terreno arenoso, que não irá conseguir manter o edificio da fé daquele catequizando... É preciso que compreendamos de uma vez por toda, que infelizmente, nem a família nem a sociedade estão evangelizando seus filhos...", afirmou Wallace.
Wallace explicando o tema
       E prosseguiu: "Os documentos recentes do Magistério nos convidam a repensar a nossa prática catequética, a ter um novo e atento olhar sobre a realidade pastoral de nosso povo quanto as suas necessidades de fé... É preciso que os catequistas (re-)aprendam a evangelizar todos os catequizandos que procuram as nossas igrejas..."
        Para reforçar a temática, Wallace realizou uma dinâmica onde alguns catequistas voluntários deveriam apresentar a pessoa e proposta de Jesus para três pessoas (também voluntárias) que posteriormente iriam dizer o que acharam da mensagem. A dinâmica permitiu aos catequistas presentes compreenderem que o ato de anunciar a mensagem evangélica não é tão fácil como pode se pensar. Os catequistas puderam perceber que a evangelização exige uma boa preparação, uma melhor compreensão dos valores e das necessidades dos evangelizados.
       "O kerigma não é uma atividade banal, mas vital para a Igreja. Por isso ele precisa ser bem compreendido por nós catequistas... Precisamos nos preparar melhor se quisermos chegar até o coração de nossos catequizandos com a mensagem transformadora de Jesus", afirmou um dos presentes.
       E o encontro prosseguiu... publicaremos mais adiante...

Nenhum comentário:

Postar um comentário