segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Catequese e Liturgia - 1ª Reflexão


Para início de conversar... vamos conceituar

Liturgia é uma junção de duas palavra gregas (Laós e Érgon) que significavam respectivamente POVO-ASSEMBLÉIA e AÇÃO-SERVIÇO-DINAMISMO. Posteriormente, os romanos traduziram essas palavras para o latim, no caso, Lit e Urgia, e o seu significado ampliou-se para o sentido de dinamismo e/ou ação pública em prol de um povo.
Os cristãos, posteriormente, aproveitaram essa palavra e conceito para o sentido de ação sagrada, onde a comunidade cristã se une para preparar e celebrar a ação transformadora e libertadora do Cristo Ressuscitado. É uma ação que deve manifestar a transformação individual e comunitária do novo povo de Deus (Eclésia).
Por ser uma ação eclesial (do povo de Deus reunido), nós afirmamos que quem celebra é o povo, a comunidade-assembléia reunida (é claro, presidido pelo sacerdote).
Dessa forma, podemos entender porque se afirma que a liturgia nasce da própria vida da comunidade. Ora, celebramos a ação de Deus na nossa história, na história do nosso povo ao longo dos tempos. A Celebração da Vigília Pascal no Sábado Santo, é exemplar nesse conceito, pois celebramos a ação de nosso Deus em toda a história da humanidade, em suas trevas e luzes, erros e acertos, onde podemos perceber a mão libertadora de Javé. É belíssimo o ritual do fogo novo e do acendimento do Círio Pascal, quando o presidente da celebração profere solenemente diante do Círio e da comunidade reunida ao redor do fogo novo:: “Cristo ontem e hoje, princípio e fim, alfa e ômega. A Ele o tempo e a eternidade, a glória e o poder pelos séculos sem fim”. E logo depois, adentra no templo com o canto do Exultet, onde mistagogicamente adentramos no mistério de sermos povo da nova aliança pel dom batismal.
Segundo Pe. Eliomar Ribeiro, em seu livro ‘Liturgia: festa da vida’, “na Liturgia Cristã celebramos todo o Mistério da vida de Jesus: sua vida, morte e ressurreição. Na ação litúrgica encontramos unidas dialeticamente as várias formas da Presença de Cristo: na Igreja reunida, na Palavra proclamada e na Eucaristia partilhada. A ‘Liturgia é a fonte e o cume de toda a vida da Igreja’ (Vaticano II). O mistério da vida de Cristo revela-nos o mistério da nossa própria vida. Celebrar a vida na Liturgia significa todo serviço, trabalho, ação, ofício de mulheres e de homens na relação com tudo que os rodeia, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, no dia-a-dia”.

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