terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vicariato de Arapiraca realiza seu 1º Encontro de Formação de Catequistas

Arapiraca, 31 de janeiro de 2012.

"Vede: como é bom, como é agradável habitar todos juntos, como irmão." Sl 133, 1b

     Aconteceu no último sábado, dia 28/01, no salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Arapiraca, o 1º Encontro de Formação Catequética do Vicariato de Arapiraca, com a temática: Iniciação cristã: características, desafios e finalidade.
     O encontro faz parte do programa de formação global para catequistas traçado pelo Vicariato de Arapiraca ao longo dos meses de dezembro/2011 e janeiro/2012, tendo em vista a preparação das paróquias para implantação do Projeto de Iniciação Cristã em estilo catecumenal.
     Foi criada uma equipe de vicarial para a formação catequética composta por 06 representantes das diversas paróquias do Vicariato: Pe. Antônio (São José), Pe. Antenor (Carmo), Mons. Afrânio (Sagrado Coração), Fabiano (Carmo) e Ivan e Rute (Concatedral). Com o integral apoio dos padres do vicariato, a equipe pode preparar o projeto e iniciar sua execução de forma eficaz, produzindo o fruto esperado de atingir a totalidade de catequistas do vicariato.
     Fizeram-se presente ao encontro mais de 200 catequistas das cidades de Arapiraca e Craíbas, demonstrando o grande interesse e anseio dos catequistas de nosso vicariato por formação e seu entusiasmo quanto ao projeto diocesano de implantação da catequese em estilo catecumenal.


"Vede: como é bom, como é agradável habitar todos juntos, como irmãos..."

     O encontro teve início as 14 horas com a acolhida das paróquias e área pastoral do Vicariato (São José, Carmo, Santo Antônio, Concatedral, Sagrado Coração, Bananeira e Craíbas), seguida pela oração inicial presidida por Pe. Antenor. Os leigos Ivan, Rute, Cida e Lúcio da Concatedral conduziram todo o processo de animação e celebração de forma muito dinâmica e participativa.
     Logo após a oração inicial teve início o momento de formação sobre a realidade da INICIAÇÃO CRISTÃ e sua importância para ação da Igreja. A formação ficou dividida entre Pe. Antônio e Fabiano.
     Pe. Antônio iniciou sua palestra mostrando a todos que a adoção do modelo catecumenal para a catequese é um desejo da Igreja no Brasil há um longo tempo, como demonstra o Magistério através de documentos como "Diretório Nacional de Catequese" (2006) e o "Documento de Aparecida" (2007), sendo que a Diocese decidiu em Assembléia que todas as paróquias deverão fazer esta experiência.
     Posteriormente, Fabiano introduziu o conceito 'iniciação'  e suas características dentro do aspecto religioso, e sua importância para a atividade catequética. Competiu a Pe. Antônio tratar sobre como a mudança de época faz surgir novos desafios para os cristãos na vivência e testemunho de sua fé, e como o processo de iniciação cristã é importante para formação do cristão autêntico.
     O encontro findou com os avisos referentes a participação nos outros 07 encontros formativos que irão acontecer, como também o convite para o encontro diocesano de catequese que irá acontecer em fevereiro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário