domingo, 30 de setembro de 2012

Vicariato de Limoeiro de Anadia realiza seu Encontro Anual de Formação


          Ocorreu neste último domingo, dia 30 de setembro, na Escola Peti na cidade de Campo Alegre, o Encontro Anual de Formação dos Catequistas do Vicariato de Limoeiro de Anadia, que é formado pelas paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Limoeiro de Anadia), Bom Jesus dos Aflitos (Campo Alegre), Santa Cruz (Taquarana) e São Benedito (C oité do Nóia).
            O encontro contou com a presença de quase 80 catequistas e a presença de pe. Edson (pároco de Campo Alegre) e pe. Marlúcio (coordenador do Vicariato - pároco de Limoeiro). O tema do encontro foi: "O catequista e a missão no ano da fé", e o lema: "Sou Igreja, não posso ficar indiferente a minha fé", tendo como pregado Fabiano Lucio, membro da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética e articulador para catequese no Vicariato de Arapiraca.
       
      O pregador trabalhou a figura do discipulado e seguimento no Evangelho segundo São João, abordando a temática através dos capítulos 9 (a cura do cego) e 10 (o bom Pastor).
      Segundo Fabiano, "ao estudarmos a cura do cego (Jo 9), percebemos claramente o itinerário do discípulo em seu amadurecimento de fé que vai do reconhecimento da ação libertadora de Jesus em sua vida até o processo de reconhecimento da divindade do Mestre".
           "Na cena da cura do cego de nascença (Jo 9), percebemos um processo de iniciação batismal exemplar. A luz de Cristo ilumina o caminho daqueles que o seguem pelo mundo afora, ela abre os olhos dos discípulos como o fez com o cego. O catecúmeno vai participando de um itinerário de progressiva iluminação  de fé. O progresso  se percebe nas suas afirmativas sobre a pessoa de Jesus: um homem (v. 11), um profeta (v. 17), procede de Deus (v. 33), e finalmente, o Senhor (v. 38). Por isso, esse trecho do evangelho sempre teve um lugar especial na iconografia cristã antiga ao se referir o batismo. Pois os antigos cristão, chamavam o batismo de "iluminação"."
              "Em Jo 10, a figura do bom Pastor é modelo e referencial para todos os discípulos com relação a sua interação com o próximo, é a parábola da verdadeira liderança...  A imagem de Jesus Messias como bom pastor não se associa ao mercado ou ao abate, onde os pastores levavam suas ovelhas para a morte. Pelo contrário, é Ele que se deixa abater pela vida das ovelhas: “O bom pastor dá a vida por suas ovelhas” (10,11). Ele as conhece e as ama. O conhecimento, que na linguagem da Bíblia é uma forma de amor, é recíproco: “Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (10,14). Só a quem ama as ovelhas e as conhece, Jesus diz: “Cuida das minhas ovelhas” (Jo 21,17). É significativo essa mensagem de Jesus. O cristão, de modo especial o catequistas, deve ser capaz de se doar pelo outro, de se interessar pela vida do outro, de amar o outro, assim, como o bom Pastor ama o seu rebanho..."                   
       O encontro foi muito proveitoso e reforçou ainda mais os laços de fraternidade entre os catequistas do Vicariato. Ao final do encontro, ocorreram sorteios de brindes e a comemoração do aniversário de Pe. Marlúcio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário