quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Para nos ajudar a refletir sobre a animação bíblica...

O texto abaixo foi extraído do livro "Catequese hoje: novas idéias para evangelizar no terceiro milênio", escrito pela equipe do Ecoando e publicado pela Paulus Editora. Ele é uma coletânea de textos que foram publicados no jornal O DOMINGO (aquele da missa...) durante os anos de 2000 a 2002.
Bem, ele continua bem atual, principalmente, hoje quando discutimos com tanto empenho no Brasil sobre novas formas de organizar a animação bíblica em nossa catequese... aproveitem...

Qual é o lugar da Bíblia na catequese?

A Bíblia é o livro mais importante da catequese. Ela é o testemunho escrito da experiência de fé do povo de Deus, que teve seu ponto alto em Jesus de Nazaré. A Bíblia é a estrada que nos conduz ao seguimento de Jesus.
Até algumas décadas atrás, não se pensava bem assim. O povo não tinha tanto acesso à Bíblia, não só por ser um livro caro, mas principalmente porque havia receio de que o povo não a interpretasse corretamente.
Com os movimentos de renovação da liturgia e da catequese no século XX, essa situação começou a mudar. A Bíblia foi pouco a pouco sendo devolvida aos católicos. Um grande mutirão de formação bíblica foi reabrindo os caminhos de comunicação entre o povo e a Bíblia.
Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus na vida das pessoas. Como, então, imaginar a catequese sem a Bíblia?
Para ler a Bíblia, todos precisamos partir de um determinado ponto de vista. Ninguém faz leitura neutra ou imparcial das Escrituras, como aliás de nenhum outro texto. A catequese tem a missão de levar o catequizando a assumir o ponto de vista da vida, da solidariedade, da justiça.
Concretamente falando, a catequese ensina a ler a Bíblia e a vida do ponto de vista das pessoas reais que conhecemos e que lutam pela vida em abundância para todos. São essas as pessoas que nos ensinam realmente a ler a Bíblia. São catequistas pelo testemunho de vida e de fé!...
[...] E você, já está dentro desse grande mutirão? Está esperando o quê?
Afinal, que lugar a Bíblia ocupa em sua vida? E na catequese de sua comunidade?




Um comentário:

  1. A Catequese de nossa Diocese está de parabéns por este blog. Este é o espaço do catequista, do Catequizando tirar suas dúvidas, contribuir com a formação. Obrigado Fabiano por esta iniciativa.

    Que Deus o abençõe!

    Pe. Samuel Ventura
    Diocese de Penedo

    ResponderExcluir