segunda-feira, 29 de outubro de 2012

CRÔNICAS DO 3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA CATEQUESE – PARTE 2


Arapiraca, 27 de outubro de 2012.

O encontro iniciou com a oração dos laudes na Capela, onde se meditou o trecho da carta de São Pedro (2Pe 1,10-11)
Pe. Elison
  Por volta das 8h30, após a animação com a equipe de liturgia e animação, formada por catequistas e pelo Grupo Juventude Missionária (Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Arapiraca), teve início as atividades do dia.
Pe. Samuel fez a apresentação do palestrante, Pe. Elson que é padre da Arquidiocese de Maceió e Articulador para catequese no Regional Nordeste II.
Pe. Elson iniciou sua palestra fazendo uma releitura histórica dos eventos que ocorreram do Concílio Vaticano II até o Sínodo dos Bispos (2012) à luz da ação catequética, enfatizando a busca da Igreja pelo retorno ao modelo de iniciação cristã e vivência do discipulado.
Momento de animação
“A palavra-chave na catequese é encontro. A catequese não é doutrinação, nem reunião, ela é local de encontro com Jesus. Esse encontro é chamado, chamado que desperta no indivíduo a conversão (mudança de vida), alimentada pela prática do discipulado, pelo seguimento, pela realização da missão”.
“O grande desafio da catequese é produzir esse encontro. Como realizar esse encontro quando muitos ainda não fizeram essa experiência?”
Segundo Pe. Elson, a catequese mistagógica deve ajudar ao catequizando a vivenciar a experiência do encontro com Deus, encontro transformador da vida, encontro impulsionador para a concretização do Reino de Deus já presente entre nós.
Momento "Shekinah"
Ao longo do dia, os catequistas participaram ativamente da palestra através de colocações, de discussões em grupos e dinâmicas conduzidas pelo palestrante.
No período noturno, houve a celebração eucarística presidida por Dom Valério, que correlacionou a cena da cura do cego Bartimeu com a caminhada da fé dos cristão, e como a catequese deve auxiliar nesse processo de descoberta da pessoa de Jesus, da caminhada para a luz de Cristo.
Após a celebração, os catequistas se reuniram no galpão para participarem de uma Gincana organizada pelos jovens da Juventude Missionária, que prepararam várias provas relacionadas com a temática do encontro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário