segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Catequese e Liturgia - 2ª Reflexão


O tempo litúrgico

“Seguindo a sucessão de dias e noites e o movimento regular do sol, que põe ritmo evidente no nosso universo, o cristão se compraz em celebrar também ritmadamente o mistério de Cristo. O Senhor santificou todo o tempo e, por isso, todos os dias são santificados” (Animação da Vida Litúrgica no Brasil, 112).

O povo de Deus ao se encontrar em comunidade para celebrar a ação transformadora de Deus em sua história, celebra os mistérios da redenção, a herança histórico-litúrgica do povo hebreu, a vida e a fé dos primeiros seguidores de Jesus e a sua vida de seguidores da herança recebida. Ao participamos da missa, revivemos todo o mistério de Cristo, distribuído no decorrer do ano, o que a Igreja chama de ano litúrgico.
O ano litúrgico é o período em que a Igreja celebra, ao longo do ano, os principais fatos da história da salvação. Ele inicia com a preparação para a chegada do Messias, através da promessa de Deus e da palavra dos profetas, e conclui com a coroação de Cristo, como Reio do Universo. É a celebração do mistério de Cristo: da Encarnação ao Pentecoste, na espera de sua vinda gloriosa.
O calendário litúrgico se compões de dois grandes ciclos, permeados pelo Tempo Comum, onde cada ciclo se compõe de três momentos:
1 – Ciclo do Natal: Tempo do Advento, Natal e Epifania;
ð  Tempo Comum: da Festa do Batismo de Jesus até a terça-feira antes da Quaresma.
2 – Ciclo da Páscoa: Tempo da Quaresma, Tríduo Pascal e a Páscoa até o Pentecoste.
ð  Tempo Comum: Segunda-feira após a festa de Pentecoste até a véspera do primeiro domingo do Advento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário