segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Catequese e Liturgia - 3ª reflexão.

É tempo de espera, de esperança... É ADVENTO!!!

                          "O Advento é um tempo de esperança feliz, de arrumar a casa para esperar o Salvador que vem nos visistar e ficar no meio de nós." (Pe. Eliomar Ribeiro, SJ).


A palavra Advento vem do latim (adventus) e significa vinda, chegada, presença. Ela é utilizada pela Igreja para designar o período em que devemos nos preparar para celebrar o nascimento de Jesus. É a fase de preparação de quatro semanas que nos lembra a primeira vinda do Salvador feito homem ao mundo, e leva-nos a refletir sobre sua segunda vinda, no fim deste. É um tempo de conversão em que devemos preparar o nosso coração para que na Noite de Natal seja ele a manjedoura onde Jesus Menino fará morada.
Ao longo dos quatro domingos que antecedem a celebração do Natal, a liturgia nos apresenta Cristo da seguinte forma:

  • O Salvador do Mundo: como o viram os patricarcas;
  • A Luz do Mundo: como o anunciaram os Profetas;
  • O Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo: como designou João Batista;
  • O Filho do Altíssimo: como contemplou Maria Santíssima.

Nessa época do ano, a prática pastoral fez surgir neste período duas atividades muito importantes e significativas: a Novena de Natal e a Campanha da Evangelização.
Esse período é muito rico em símbolos que podemos e devemos utilizar junto aos catequisandos, tais como:
  • Arranjos secos: é um símbolo muito utilizado para expressar tempo de transição (Advento) para enfatizar a espera pela vida futura (Natal).
  • Árvore de Natal: simboliza a vida que resiste as forças adversas. O pinheiro é a única árvore que em pleno inverno do hemisfério norte permanece verde. Nós a enfeitamos para receber a verdadeira vida: JESUS. Na árvore de Natal manifestamos a Jesus nossa esperança Nele e nossa alegria pela Sua vida.
  • Bolas coloridas: representam os dons maravilhosos que o nascimento de Jesus nos proporciona. Representam as boas ações daqueles que estão ligados a Jesus. Unido a Ele, produziremos também bons frutos (Jo 15,1-10). As bolas, antes de ornamentarem o pinheiro, querem mostrar que aquela árvore viva, que é Jesus, não é estéril, mas uma árvore que gera vida.
  • Coroa do Advento ou guirlanda: Constitui o primeiro anúncio do Natal. Já no primeiro domingo do advento, deve estar exposta na igreja, preferencialmente no presbitério, ao lado da mesa da Palavra. Com significado de esperança e vida, deve ser formada por ramos verdes envoltos por uma fita larga vermelha. Essa fita vermelha prendendo a ramagem lembrar o amor de Deus que envolve a humanidade e a aliança firmada entre Deus e seu povo. Na coroa, coloca-se quatro velas que simbolizam os quatro domingos do Advento. Essas quatro velas também simbolizam a universalidade da vida e da mensagem de Cristo: as quatro direções da terra, lembrando que Jesus nasceu para todos e não apenas para uma minoria.
  • A Estrela: Lembra-nos que Cristo, a 'estrela-guia', aponta o caminho para a vida. Aponta para as quatro direções da terra: norte, sul, leste e oeste, de onde chegam todos os seres humanos para adorar a grande luz, que é Jesus, o Filho de Deus. Também nos lembra, que todo cristão é convidado a ser uma estrela que indica liberdade e vida para os irmãos e as irmãs.




Nenhum comentário:

Postar um comentário