segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Catequese e Liturgia - 4ª Reflexão

Amigos e amigas catequistas,
Segue abaixo a transcrição (com alguns cortes) de um texto muito bom sobre a espiritualidade do advento. O material foi extraído do site http://paroquiansconceicao.org.br/espiritualidade-da-liturgia-do-advento. Espero que o texto seja útil em suas reflexões e atividades...


ESPIRITUALIDADE DA LITURGIA DO ADVENTO


Como tudo começou:
No ano de 380, já o Sínodo de Saragossa prescrevia uma preparação de três semanas para Epifania (a apresentação de Jesus no templo). Antigamente, nessa data era celebrado também o Natal. E na França, o bispo Perpétuo dedicou seis semanas de preparação para o Natal. E existem relatos que o advento passou a ser vivido entre os séculos IV e VII.
Na Gália (França) e na Espanha, já no final do século IV começou a tomar forma com jejum, abstinência e uma duração de seis semanas como na quaresma. Essa preparação do natal era feita assim como preparação dos catecumenos para o batismo na festa da Epifania.
No final do século VII, em Roma, o advento passou a ser celebrado durante 5 domingos e foi acrescentado o aspecto escatológico, recordando a segunda vinda do Senhor.
Mais tarde o advento passou a ser celebrado em 4 semanas e no seus dois aspectos: a preparação para o Natal e a vinda definitiva do Senhor, pois a igreja percebeu que não podia celebrar a liturgia deixando de lado a dimensão escatológica,
Características do tempo do advento:
O tempo do advento é um tempo de esperança. É um convite a estarmos sempre alertas, preparando-nos para a vinda do Senhor. Essa preparação deve ser feita como se fosse a preparação de um casamento: assim como a noiva, a Igreja se prepara, esperando a chegada de Jesus, o o seu amado esposo.
O advento inicia às véspera do domingo mais próximo do dia 30 de Novembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.
Nas duas primeiras semanas, observamos a segunda vinda de Jesus. Portanto, lembramos da promessa feita por Jesus, dizendo-nos para estamos sempre vigiando, prontos para a sua vinda gloriosa, onde Ele irá instaurar definitivamente o reino de Deus. As duas últimas semanas trabalham a preparação do Natal, lembrando a primeira vinda de Jesus.

Advento: tempo de viver a fé!
No tempo do advento também somos chamados a viver a pobreza: a pobreza de coração! Somos chamados a nos entregar nos braços de Deus e confiar plenamente na ação divina em nossas vidas: quem se faz pobre de coração por amor a Deus, encontra Nele a sua riqueza!
Lembremos pois as palavras de Jesus, dizendo que os mansos e humildes de coração herdarão o reino dos céus. Apenas aqueles que se fazem pobres de espírito e mansos de coração deixam aberto o caminho para que o Espírito Santo venha neles fazer morada.
Advento
No advento somos chamados a rever nossas falhas e nos convertermos. Mas diferente da Quaresma, que tem um aspecto mais triste, no advento somos chamados a conversão, mas toda essa preparação tem um tom mais alegre e festivo.
Jesus nos prometeu que um dia Ele virá em toda a sua glória. E essa preparação e espera do Senhor deve ser vivida, não apenas no advento, mas durante toda a nossa vida.
Toda a base da nossa fé está contida no nosso Creio e uma parte importante dele nos diz que Jesus virá novamente.
Portanto, a parusia (a segunda vinda de Jesus) é algo que deve estar sempre presente em nossa fé. É por isso que nessa época muitos cantos de nossa Igreja falam “Marana tha” (Vem Senhor Jesus)!
O advento é todo um convite a conversão: como está a minha preparação para receber Jesus? Estou me preparando para receber Jesus no Natal? E numa análise mais ampla, estou me preparando para a segunda vinda do Cristo? Ou será que só vou deixar para pensar nisso quando Ele voltar?
Quem aparece no advento?
No tempo do advento aparecem Isaias, João Batista e também São José.
Isaías é o profeta que levou consolo e esperança para o povo durante os tempos do exílio. No livro de Isaias, na segunda parte (capítulos 40 e 55, chamado “Livro da Consolação”) ele anuncia a libertação, falando da nova Jerusalém. Algumas das principais passagens são proclamadas durante o advento: mensagem de esperança para todos os homens, de todos os tempos, anunciando a vinda do Senhor.
João Batista é o último e maior de todos os profetas. É ele o mensageiro que vem a frente do Senhor, preparando-lhe o caminho e anunciando sua chegada, pregando um batismo para perdão dos pecados e a conversão. João Batista nos convida a sermos também profetas do reino de Deus e assim como ele, ser “a voz que clama no deserto”.
Devemos portanto, chamar os homens de hoje que tem em seu coração os desertos mais áridos, convidá-los ao arrependimento, a conversão e prepará-los para a vinda do Cristo Salvador.
São José é um homem justo e humilde que aceita ser esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. É através de José que se cumpre em Jesus o título “Filho de Davi”, pois José é descendente do Rei Davi. José nos convida a seguirmos o seu exemplo, seguindo com fé a vontade de Deus e estreitando nossa relação com Deus.
Como celebrar o advento:
No advento, assim como na quaresma, não se canta o Glória. O motivo é para que no dia do Natal, juntamente com os anjos no céu, entoemos um hino de louvor, dando glória a Deus pela salvação que veio até nós através do nascimento de Jesus. Pede-se que as flores e instrumentos sejam usados com moderação para não antecipar a alegria do Natal.
A cor do advento é a cor roxa, visível em todos os paramentos litúrgicos. A única exceção é no terceiro domingo, onde usamos a cor rosa. O motivo é para lembrarmos a alegria pela vinda de Jesus que está próxima.
O padre José Antônio, quando pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em Sorocaba, costumava dizer que o terceiro domingo do advento é como uma “pausa” que damos em nossa caminhada no advento. Ele costumava dar o exemplo de alguém que tendo que correr uma certa distância, parava em meio ao caminho, recuperava novamente o fôlego e retomava novamente a corrida até o seu destino.
Portanto, na terceira semana somos convidados a refletir: como está sendo a minha caminhada nesse tempo de preparação e espera pela vinda de Cristo? Tenho me preparado corretamente e me esforçado para mudar de vida? Busquei os sacramentos da confissão e da eucaristia? Tenho buscado melhorar meu diálogo com Deus, aumentando minhas orações?

Novena de Natal
Novena de Natal
Todos os anos a CNBB apresenta uma Novena de Natal para ser trabalhada nas comunidades, em grupos de rua ou reunidos em família.
A campanha desse ano tem o título bastante sugestivo: “Reunidos em família, preparando a vinda do Senhor!”
A novena é apresentada na forma de um livrinho e tem um custo bem acessível (a edição desse ano custa em média R$ 1,10).
O objetivo da novena é trabalharmos melhor o tempo do advento, percorrendo um caminho que nos conduzirá aos braços de Jesus no dia do Natal.
Os roteiros tem alguns elementos do “Oficio Divino nas Comunidades” e “Liturgia das Horas”. Isso fortalece o convite a oração e ao aumento de nossa fé.
É uma ótima oportunidade para nos aproximarmos mais de Deus e de nossa comunidade.
A espiritualidade dos tempos litúrgicos consiste:

a)      Na VIVÊNCIA do aspecto do Mistério de Cristo, que a Liturgia celebra;
b)      Na IDENTIFICAÇÃO EXISTENCIAL com Cristo, que o Espírito Santo promove e intensifica pelo sacramento da Liturgia;
c)       Na UNIÃO-COMUNHÃO com Deus em Cristo, participando no diálogo salvífico de Deus com o Seu Povo através da celebração sacramental
Três Tempos na Espiritualidade do Advento
Há em todas as celebrações litúrgicas dos Mistérios da Redenção um PASSADO que se evoca e reproduz espiritualmente e um FUTURO que se antecipa no HOJE da Salvação.
Na espiritualidade cristã do Advento há TRÊS TEMPOS:
a)      Advento Histórico – É constituído pelo movimento espiritual das gerações passadas, que viveram a esperança messiânica gerada pela palavra das promessas de Deus no diálogo salvífico com o Seu Povo.
b)      Advento Sacramental – É formado pelo movimento da conversão integral a Cristo, para que a Encarnação atinja a sua plenitude pela incorporação a Cristo do Homem todo e de todos os homens pela acção do Espírito Santo.
c)       Advento Escatológico – É formado pelo movimento da esperança de quem se prepara, pela santificação da vida e pela cooperação na transformação do Mundo, para a Parusia do Senhor, que coroará definitivamente a Sua obra.
Atitudes Espirituais dos Cristãos
A evocação salvífica de um PASSADO, a urgência responsável do PRESENTE e a disponibilidade expectante face ao FUTURO prometido, implicam as seguintes ATITUDES ESPIRITUAIS das comunidades eclesiais e dos seus membros:
a)      Procura constante de Cristo, porque sem Ele não há redenção!
b)      Reconverter a situação degradante do “homem-sem-Cristo” ou das “zonas existenciais” sem Cristo ou contrárias ao Evangelho, que existem nos baptizados ou nas comunidades;
c)       Acolher as iniciativas salvadoras de Deus, que procedem do Seu Amor gratuito para estabelecer o diálogo salvífico em Cristo dentro do processo irreversível da nossa História da Salvação;
d)      Exigência de um programa de recuperação da nossa abertura a Cristo, reforma interior, radicalização na nossa identificação existencial com Cristo pela acção do Seu Espírito;
e)      Cultivar o dinamismo da virtude teologal da esperança cristocêntrica, que exige fidelidade à vocação cristã;
f)       Intensificar a vivência mística da “paternidade-filiação divina” em nós, através da oração mais intensa e fervorosa, da contemplação do Mistério da nossa predestinação e da nossa vocação à santidade dentro da pedagogia da Encarnação (Rom 8, 29 ss)
g)      A Encarnação do Filho de Deus é o fundamento e a grande revelação da nossa condição de irmãos, porque Cristo uniu-se a cada homem para que todos nos tornássemos irmãos!
h)      O tempo do Advento é o mais mariano de todos. Maria é o fruto mais conseguido do tríplice Advento na História da Salvação. Foi a criatura mais bem preparada e totalmente disponível para o mistério de Cristo. Pela sua missão maternal, foi a pessoa mais ligada a Cristo e à Sua missão salvadora. Ela é a expressão da esperança messiânica do Antigo Testamento. A “cheia de graça” é a Eva da Nova Aliança, da nona Humanidade; nela aconteceu já o Advento final escatológico, pela Assunção em corpo e alma ao céu. A Liturgia do Advento apresenta Maria como imagem perfeita do que a Igreja anseia e espera ser.
Vivamos em família este Tempo do Advento na espectativa da vinda do Senhor! Dicas práticas para melhor vivermos a Espiritualidade do Advento:
  • O Presépio em destaque na casa;
  • Enfeitar a casa com as crianças e montar o Presépio, em vista, de perparar e introduzir as crianças na Espiritualidade de Advento;
  • Rezar em família diante do Presépio em preparação ao Natal;
  • Buscar o Sacramento da Penitência para preparar-se bem para a Solenidade do Natal;
  • Realizar um gesto concreto de caridade: famílias carentes proporcionando alimentos, brinquedos para crianças, apadrinhando crianças através da Pastoral da Criança/ Vicentinos;
com adaptações: Vanderson Sousa Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário