terça-feira, 19 de junho de 2012

CRÔNICAS DO 1º ENCONTRÃO DE CATEQUESE DO VICARIATO DE ARAPIRACA - PARTE 2


      Ainda pelo período da manhã, ocorreu a segunda palestra do dia. Com o tema  "catequese, mistagogia e liturgia: para uma melhor vivência do mistério", o catequista e articulador da catequese no vicariato, Fabiano Lucio, explanou sobre a íntima relação entre a catequese mistagógica e a liturgia.
     Segundo Fabiano, "A catequese como educação da fé e a liturgia como celebração da fé são duas funções da única missão evangelizadora da Igreja. A catequese, sem a liturgia, esvazia-se da dimensão do mistério e reduz-se a um amontoado de ensinamentos e teorias sobre Deus e a Igreja, mas sem significado profundo para vida... De igual modo, a liturgia, sem a catequese, é carente do sentido e conteúdo da fé, que se consolida no aprofundamento da mensagem cristã, missão".

 
        Ele ainda afirmou que "a liturgia, com seu conjunto de sinais, palavras, ritos, símbolos, em seus diversos significados, requer da catequese uma iniciação gradativa e perseverante para ser compreendida e vivenciada... A catequese deve ajudar os catequizandos a compreender que os sinais litúrgicos são ao mesmo tempo anúncio, lembrança, promessa, pedido e realização."
     "É tarefa fundamental da catequese iniciar eficazmente os catequizandos nos sinais litúrgicos e através deles introduzi-los no mistério pascal. Pois aquilo que não é celebrado não pode ser apreendido em sua profundidade e em seu significado para a vida."
     Por volta das 12h30m, houve o intervalo para o almoço, onde os catequistas foram divididos em 03 grupos que foram encaminhados e acolhidos por comunidades da Paróquia que os aguardavam para o almoço coletivo.
      "Foi um momento extremamente festivo e gratificante", afirmou um catequista, "pois tivemos a chance de nos reencontrar com os catequistas das outras paróquias, com a comunidade que nos acolheu tão fraternalmente".
       Por volta das 14h, os trabalhos prosseguiram com Fabiano explicando sobre a profunda relação da liturgia com uma catequese mistagógica: "O mistério de Cristo anunciado na catequese é assimilado e saboreado através da ritualidade, do simbolismo, do ritmo que a liturgia imprime, pelo seu caráter mistagógico... Portanto, o saber é capaz de oferecer os elementos necessários para a compreensão daquilo que é celebrado e dar-lhe sentido e significado".
        De acordo com Fabiano, "a catequese catecumenal tem uma tarefa de iniciação na vida litúrgica em três dimensões principais: a do plano da celebração, do plano do mistério e do plano da existência."
     "Na catequese mistagógica, mais do que ponto de chegada, os sacramentos passam a ser ponto de partida e de crescimento da fé e da vivência cristã."

Nenhum comentário:

Postar um comentário