segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Estrutura Catecumenal - Parte I - O Pré-catecumenato

1º TEMPO – PRÉ-CATECUMENATO
 "É o tempo da evangelização em que, com firmeza e confiança, se anuncia o Deus vivo e Jesus Cristo, enviado por ele para a salvação de todos, a fim de que os não-cristãos, cujo coração é aberto pelo Espírito Santo, creiam e se convertam livremente ao Senhor, aderindo lealmente àquele que, sendo o caminho, a verdade e avida, satisfaz e até supera infinitamente a todas as suas expectativas espirituais." (RICA, n. 9, p. 19).
No modelo catecumenal, em qualquer época do ano, as pessoas que querem viver o processo são recebidos por um catequista. São também acompanhadas por um introdutor ou introdutora, vão entrando em contato com a comunidade e com o ministro ordenado. Faz-se o primeiro anúncio (ou o novo anúncio, dependendo do caso) do mistério de Cristo, no diálogo com a pessoa, sua cultura e experiência religiosa. Nos casos dos batizados, a aproximação (ou reaproximação) ao Senhor é decorrente do batismo recebido na infância e, eventualmente, dos outros sacramentos de iniciação já celebrados.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos

          Como vinhamos escrevendo (ou teclando) em postagens anteriores, a Igreja sempre compreendeu a necessidade de estabelecer e manter um processo organizado de educação na fé para aqueles que iniciavam sua caminhada de encontro e experiência com Jesus Cristo. Esse processo ficou conhecido como catecumenato na Igreja Primitiva.
          Esse modelo de catequese foi aos poucos sendo deixado de lado devido ao fenômeno da cristianização da sociedade europeia (denominado de cristandade). Todavia, como foi tratado em postagens anteriores, essa sociedade não mais existe e por consequência o modelo de catequese utilizado até então, não se mostra adequado ao momento. Ele não consegue atender as necessidades pastorais existentes... e isso, fez com que a Igreja voltasse seu olhar para o seu antigo modo de catequizar...

Vicariato de Arapiraca realiza seu 3º Encontro de Formação Catequética

     Aconteceu no último dia 25/02, no pátio da Escola EPIAL, o 3º Encontro de Formação para os catequistas do Vicariato de Arapiraca. A temática foi sobre o RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), continuando a formação do encontro anterior.
     O Encontro teve a presença de mais de 250 catequistas. A equipe da coordenação da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho (Concatedral), liderada por Cida, conduziu a acolhida dos catequistas, o momento de oração e o ofereceu o lanche a todos os presentes.
     A formação foi ministrada por Pe. Antenor (Carmo) e Fabiano (Carmo) que prosseguiram a apresentação do slide "O Processo Catecumenal a partir do RICA"
     Pe. Antenor explicou que ao adotarmos o modelo catecumenal em nossa catequese, estamos pretendendo: 1 - retomar a dimensão mística e celebrativa da catequese; 2 - Fazer da catequese um processo de compromisso, adesão e transformação da vida do catequizando com o projeto de vida de Jesus Cristo.
     Logo após, Fabiano deu início a explicação dos tempos e etapas do Catecumenato, e de como a catequese pode se adequar a esse processo. Segundo ele, o Catecumenato se organiza em 4 tempos e 3 etapas, que podem ser comparados a quatro grandes salas com três portas que nos levam a adentrar cada vez mais no grande prédio da fé que nos leva ao final ao encontro pessoal e transformador com Cristo Jesus.
     Esquematicamente, o processo catecumenal pode ser apresentado da seguinte forma:
¨Pré-catecumenato (1º tempo)
¨Rito de admissão ao catecumenato
¨ (1ª etapa)
¨Catecumenato (2º. Tempo)
¨Celebração da eleição ou inscrição do nome (2ªetapa)
¨Purificação e iluminação (3º. Tempo)
¨Celebração dos sacramentos da iniciação (3ª etapa)
¨Mistagogia (4º Tempo).
    
     O próximo encontro será no salão nobre da Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio (Arapiraca), bairro de Cacimbas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Novidades na coluna de blogs recomendados

Olá amigos e amigas catequistas!

     Dando continuidade ao nosso projeto de transformar este blog em canal de interação entre os catequistas de nossa Diocese, estamos acrescentando novos blogs em nossa rede (Minha lista de blogs, que fica na coluna a direita da tela):
1 - Lectionautas do Brasil - onde vocês poderão realizar a prática da leitura orante (lectio divina) através da internet. O site oferece a contemplação do evangelho de cada domingo...
2 - Site do Regional NE 2 - formação, notícias, etc. das Dioceses que formam o nosso regional.
3 - O blog do Luis Carlos - conforme haviamos prometido no último encontro diocesano de catequese.
4 - O cadastro nacional de catequistas - iniciativa da CNBB para conhecer melhor todos os catequistas do Brasil.

     Sendo assim, aproveitem, pesquisem, interajam e divulguem estes endereços para que mais e mais catequistas de nossa Diocese possa ter conhecimento...

Forte abraço,

Fabiano

Vicariato de Arapiraca realiza o 2º Encontro de Formação Catequética


     No último dia 11 de fevereiro, no Salão de Festa da Igreja Matriz de São José, aconteceu mais um encontro de formação catequética do Vicariato de Arapiraca, com a presença de mais de 250 catequistas das paróquias situadas dentro do Vicariato.
    Com o tema "O Ritual de Iniciação de Cristãos Adultos: estrutura e pedagogia da fé", os catequistas deram prosseguimento em sua capacitação sobre a Iniciação Cristã em uma catequese de modelo catecumenal.
     O tema foi trabalhado pelo articulador da catequese no Vicariato, Fabiano Lucio (Paróquia do Carmo), que iniciou o encontro apresentando a história do modelo catecumenal na caminhada da Igreja, vindo logo após a iniciar a temática do RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos).
     A temática do RICA será continuada e aprofundada no próximo encontro do Vicariato, dia 03/03, na Escola EPIAL, em Arapiraca, por Pe. Antenor Montenegro (Paróquia do Carmo).
     Segue abaixo algumas fotos do encontro...

O TEMPO QUARESMAL

Quaresma: o grande retiro cristão

     Iniciando na Quarta-feira de Cinza até o Domingo de Ramos, a Igreja convida a seus filhos e filhas a se prepararem para Celebrar a Páscoa Cristã, através da prática da meditação, do jejum e da caridade. Esse período de 40 dias é chamado de Quaresma (da palavra latina quadragésima, que significa 40).
     Ao longo do período quaresmal somos convidados a meditar e reconhecer a presença de Deus em nossa vida, em nossas alegrias e dores, lutas e vitórias. Essa mística é tão forte nesse período que contemplamos a caminhada do povo hebreu pelo deserto, por 40 anos, para chegar a terra prometida. Contemplamos também os 40 dias de retiro que Jesus passou no deserto, após o seu batismo, preparando-se para iniciar a missão que o Pai lhe havia confiado.
     "A Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida para a gente, em nossas comunidades e na sociedade. Tempo de graça e salvação, onde nos preparamos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico, da história da salvação, a Páscoa, Aliança definitiva, vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte" (Manual da CF, CNBB).
     A Quaresma é marcada por uma espiritualidade penitencial, de recordação da vida à luz do mistério da paixão e morte de Cristo Jesus. A liturgia acompanha essa mística através de cantos, leituras e orações que ajudam o coração e a mente dos fiéis a realizar o exame de consciência sobre suas atitudes diante de Cristo, de sua Igreja e dos irmãos, de modo especial aqueles que padecem como o Cristo sofredor.
     "Todavia, a característica fundamental do tempo quaresmal não é o de ser somente um tempo de jejuns, mortificações e sacrifícios para que os cristãos participem  dos sofrimentos de Jesus na Cruz. O que marca a Quaresma é, sobretudo, sua dimensão pascal: caminho para a Páscoa. Comemorando o acontecimento salvador da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, a Igreja celebra o novo nascimento dos que serão batizados, renova a vida dos que foram batizados e a reconciliação dos pecadores arrependidos. Assim, a caminhada quaresmal prepara  e ensaia a grande festa da Páscoa." (Manual da CF, CNBB)
     A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas (Mt 6,1-6.16-18), três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.
     Ao longo desse período quaresmal, voltaremos a tratar dessas três grandes linhas de forma mais detalhada, sugerindo formas de integrá-las a nossa prática catequética... ATÉ BREVE.

Fabiano Lucio

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Encontro Diocesano de Catequese - 04/02/12 - Parte 2

CRÔNICAS DA CATEQUESE DIOCESANA – PARTE 3


CTD, Arapiraca, 04 de fevereiro de 2012.


“De todos os cantos viemos, para louvar o Senhor”!

      E cheios de alegrias, iniciamos a noite com a Celebração Eucarística do V Domingo do Tempo Comum, presidida por nosso pastor, Dom Valério Breda, que nos presenteou com uma rica catequese sobre a missão e espiritualidade do catequista através da meditação de Mc 1,29-39.
     Numa homília bem ao estilo dos Padres da Igreja, Dom Valério nos guiou pela ‘jornada missionária’ de Jesus, através de um universo cheio de simbolismos, comparações e alegorias...

Encontro Diocesano de Catequese - 04/02/12 - PARTE I

CRÔNICAS DA CATEQUESE DIOCESANA – PARTE 2


CTD, Arapiraca, 04 de fevereiro de 2012.

“Desde manhã, preparo uma oferenda e fico, Senhor, a espera do Teu sinal” (Mantra de Taizé)


     E chegou o sábado, segundo dia de encontro, e logo cedo nos encontramos na Capela fazendo nossa oração matinal através da Leitura Orante conduzida por Pe. Samuel, meditamos a leitura tirada de Jo 21, 14-19, onde compreendemos que o amor a Cristo está direta e intrinsicamente ligado ao amor aos irmãos.
     Animados pelos jovens da Juventude Missionária da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Arapiraca), demos início a reflexão e aprendizado sobre O KERIGMA E A INICIAÇÃO CRISTÃ, proferida pelo leigo, catequista e teólogo, Luis Carlos Ramos, da Arquidiocese de Maceió.
     Luis Carlos iniciou nos explicando o que seria a iniciação cristã e sua ligação direta com o processo de evangelização, o kerigma. Refletimos sobre o discurso do papa Bento XVI, em Aparecido (2007), por ocasião do CELAM: “A Igreja tem a grande tarefa de conservar e alimentar a fé do Povo de Deus, e recordar também aos fiéis deste Continente que, em virtude do seu batismo, são chamados a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo. Isto requer segui-lo, viver em intimidade com Ele, imitar o seu exemplo e dar testemunho. Cada batizado recebe de Cristo, como os Apóstolos, o mandato da missão: "Ide pelo mundo inteiro e proclamai a Boa Nova a toda a criação. Quem crer e for batizado, será salvo" (Mc 16, 15). Pois ser discípulo e missionário de Jesus Cristo e buscar a vida "nele" supõe estar profundamente enraizado nele”.

Encontro Diocesano de Catequese - 03/02/12

CRÔNICAS DA CATEQUESE DIOCESANA – PARTE 1


CTD, Arapiraca, 03 de fevereiro de 2012.


“De noite iremos a fonte. E só a Tua Graça nos guia!” (Mantra de Taizé)
 

     E assim como cantamos no mantra acima, partimos dos quatro cantos de nossa Diocese para este Centro de Treinamento, que há muito já se tornou a Casa Mãe de nossa catequese. Partimos de nossas comunidades, nossas paróquias, do meio de nossas lutas e desafios... em meio a tanto ativismos, e decidimos, como a irmã de Marta, Maria, pararmos um final-de-semana, para sentarmos aos pés do Senhor, e ouvirmos o que Ele nos tem a dizer... Partimos em busca da fonte, guiado pelo ardor catequético de nossos corações.

     E ao chegarmos aqui: a alegria dos reencontros de tantos rostos amigos e a surpresa do retorno daqueles que há muito já não víamos. Encontramos a felicidade de conhecermos novos catequistas de comunidades que acreditaram no Projeto de Formação Diocesana. E essa alegria foi aumentando na calorosa convivência fraterna do jantar, nas acolhidas de Pe. Samuel e equipe diocesana.

     Como os discípulos de Emaús, nosso coração ardeu quando Ele nos falou das Escrituras e partiu o pão para nós na Celebração Eucarística de abertura do Encontro, onde relembramos a vida de São Brás e seu corajoso testemunho e vivenciamos a mística do Sagrado Coração de Jesus.

     Tantos fatos e emoções, tanta coisa para narrar... e o Encontro estava só começando.