quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O TEMPO QUARESMAL

Quaresma: o grande retiro cristão

     Iniciando na Quarta-feira de Cinza até o Domingo de Ramos, a Igreja convida a seus filhos e filhas a se prepararem para Celebrar a Páscoa Cristã, através da prática da meditação, do jejum e da caridade. Esse período de 40 dias é chamado de Quaresma (da palavra latina quadragésima, que significa 40).
     Ao longo do período quaresmal somos convidados a meditar e reconhecer a presença de Deus em nossa vida, em nossas alegrias e dores, lutas e vitórias. Essa mística é tão forte nesse período que contemplamos a caminhada do povo hebreu pelo deserto, por 40 anos, para chegar a terra prometida. Contemplamos também os 40 dias de retiro que Jesus passou no deserto, após o seu batismo, preparando-se para iniciar a missão que o Pai lhe havia confiado.
     "A Quaresma é um tempo forte de conversão, de mudança interior, tempo de deixar tudo o que é velho em nós, tempo de assumir tudo o que traz vida para a gente, em nossas comunidades e na sociedade. Tempo de graça e salvação, onde nos preparamos para viver, de maneira intensa, livre e amorosa, o momento mais importante do ano litúrgico, da história da salvação, a Páscoa, Aliança definitiva, vitória sobre o pecado, a escravidão e a morte" (Manual da CF, CNBB).
     A Quaresma é marcada por uma espiritualidade penitencial, de recordação da vida à luz do mistério da paixão e morte de Cristo Jesus. A liturgia acompanha essa mística através de cantos, leituras e orações que ajudam o coração e a mente dos fiéis a realizar o exame de consciência sobre suas atitudes diante de Cristo, de sua Igreja e dos irmãos, de modo especial aqueles que padecem como o Cristo sofredor.
     "Todavia, a característica fundamental do tempo quaresmal não é o de ser somente um tempo de jejuns, mortificações e sacrifícios para que os cristãos participem  dos sofrimentos de Jesus na Cruz. O que marca a Quaresma é, sobretudo, sua dimensão pascal: caminho para a Páscoa. Comemorando o acontecimento salvador da morte e da ressurreição de Jesus Cristo, a Igreja celebra o novo nascimento dos que serão batizados, renova a vida dos que foram batizados e a reconciliação dos pecadores arrependidos. Assim, a caminhada quaresmal prepara  e ensaia a grande festa da Páscoa." (Manual da CF, CNBB)
     A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas (Mt 6,1-6.16-18), três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.
     Ao longo desse período quaresmal, voltaremos a tratar dessas três grandes linhas de forma mais detalhada, sugerindo formas de integrá-las a nossa prática catequética... ATÉ BREVE.

Fabiano Lucio

Nenhum comentário:

Postar um comentário