domingo, 5 de fevereiro de 2012

Encontro Diocesano de Catequese - 04/02/12 - PARTE I

CRÔNICAS DA CATEQUESE DIOCESANA – PARTE 2


CTD, Arapiraca, 04 de fevereiro de 2012.

“Desde manhã, preparo uma oferenda e fico, Senhor, a espera do Teu sinal” (Mantra de Taizé)


     E chegou o sábado, segundo dia de encontro, e logo cedo nos encontramos na Capela fazendo nossa oração matinal através da Leitura Orante conduzida por Pe. Samuel, meditamos a leitura tirada de Jo 21, 14-19, onde compreendemos que o amor a Cristo está direta e intrinsicamente ligado ao amor aos irmãos.
     Animados pelos jovens da Juventude Missionária da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Arapiraca), demos início a reflexão e aprendizado sobre O KERIGMA E A INICIAÇÃO CRISTÃ, proferida pelo leigo, catequista e teólogo, Luis Carlos Ramos, da Arquidiocese de Maceió.
     Luis Carlos iniciou nos explicando o que seria a iniciação cristã e sua ligação direta com o processo de evangelização, o kerigma. Refletimos sobre o discurso do papa Bento XVI, em Aparecido (2007), por ocasião do CELAM: “A Igreja tem a grande tarefa de conservar e alimentar a fé do Povo de Deus, e recordar também aos fiéis deste Continente que, em virtude do seu batismo, são chamados a serem discípulos e missionários de Jesus Cristo. Isto requer segui-lo, viver em intimidade com Ele, imitar o seu exemplo e dar testemunho. Cada batizado recebe de Cristo, como os Apóstolos, o mandato da missão: "Ide pelo mundo inteiro e proclamai a Boa Nova a toda a criação. Quem crer e for batizado, será salvo" (Mc 16, 15). Pois ser discípulo e missionário de Jesus Cristo e buscar a vida "nele" supõe estar profundamente enraizado nele”.


     Nesse sentido, explicou-nos Luis Carlos, o processo de iniciação é importantíssimo pois provoca esse encontro pessoal do catequizando com o Cristo, e gera a transformação necessária para a manifestação dos primeiros sinais da conversão, da mudança de vida... elemento essencial do pré-catecumenato.
     A partir desse ponto, de forma bem dinâmica e explicada, ele começou a nos explicar sobre a iniciação cristã, a figura do introdutor e o pré-catecumenato.
     No período da tarde, foi realizada uma dramatização da Celebração de Entrada no Catecumenato entre os catequistas, onde foi discutido com bastante profundidade a questão do pré-catecumenato, das liturgia e catequese, onde os catequistas tiraram várias dúvidas com o palestrante.
     A tarde terminou, com todos indo se preparar para a Celebração Eucarística e as festividades do momento de recreação que irão acontecer à noite.

Um comentário:

  1. Gostaria deixar aqui os meus parabéns a todos que colaboraram para tornar esse encontrão um encontro memorável, pois tudo saiu conforme a vontade de Deus, estava perfeito. Este encontro foi maravilhoso, nos proporcionou momentos de sabedoria e de graças.
    As palestras ministradas pelo Catequista e Teólogo, Luiz Carlos (Arquidiocese de Maceió) me fez enxergar como todos que estão envolvidos com a Catequese são apaixonados pela causa! No entanto, a troca de experiência desse encontro trouxe uma motivação á mais para que possa realizar um trabalho digno de compromisso para com Jesus Cristo.
    Um grande abraço e até o próximo encontrão.

    Marcos Muniz
    Paróquia Nossa Senhora do Rosário
    Penedo

    ResponderExcluir