domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vicariato de Arapiraca realiza seu 3º Encontro de Formação Catequética

     Aconteceu no último dia 25/02, no pátio da Escola EPIAL, o 3º Encontro de Formação para os catequistas do Vicariato de Arapiraca. A temática foi sobre o RICA (Ritual de Iniciação Cristã de Adultos), continuando a formação do encontro anterior.
     O Encontro teve a presença de mais de 250 catequistas. A equipe da coordenação da Catequese da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho (Concatedral), liderada por Cida, conduziu a acolhida dos catequistas, o momento de oração e o ofereceu o lanche a todos os presentes.
     A formação foi ministrada por Pe. Antenor (Carmo) e Fabiano (Carmo) que prosseguiram a apresentação do slide "O Processo Catecumenal a partir do RICA"
     Pe. Antenor explicou que ao adotarmos o modelo catecumenal em nossa catequese, estamos pretendendo: 1 - retomar a dimensão mística e celebrativa da catequese; 2 - Fazer da catequese um processo de compromisso, adesão e transformação da vida do catequizando com o projeto de vida de Jesus Cristo.
     Logo após, Fabiano deu início a explicação dos tempos e etapas do Catecumenato, e de como a catequese pode se adequar a esse processo. Segundo ele, o Catecumenato se organiza em 4 tempos e 3 etapas, que podem ser comparados a quatro grandes salas com três portas que nos levam a adentrar cada vez mais no grande prédio da fé que nos leva ao final ao encontro pessoal e transformador com Cristo Jesus.
     Esquematicamente, o processo catecumenal pode ser apresentado da seguinte forma:
¨Pré-catecumenato (1º tempo)
¨Rito de admissão ao catecumenato
¨ (1ª etapa)
¨Catecumenato (2º. Tempo)
¨Celebração da eleição ou inscrição do nome (2ªetapa)
¨Purificação e iluminação (3º. Tempo)
¨Celebração dos sacramentos da iniciação (3ª etapa)
¨Mistagogia (4º Tempo).
    
     O próximo encontro será no salão nobre da Igreja Matriz da Paróquia de Santo Antônio (Arapiraca), bairro de Cacimbas.

Um comentário:

  1. Mensagem de Gilvan Nunes da Silva-Catequista de Batismo e Ministro extraordinario da Eucaristia. Marruas


    O que os encontros de catequese modelo catecumenal promovido pelo vicariato de Arapiraca pode ajudar aos catequistas ?

    Acho que hoje em dia, no mundo virtual e tecnologico, ser cristao precisa muito de um enriquecimento espiritual, e ser catequista torna-se um desafio, por que o catequista um verdadeiro imitador de Cristo, deve olhar para as criancas com inocencia, amor e respeito, e com atitude de ensina-las as coisas que nao passam, as coisas do ceu. Nos sete encontros que tivemos, podemos ver que a igreja precisamente a nossa diocese de Penedo esta preocupada com a atualizacao de trabalho dos catequistas, uma vez, que a igreja entende que e possivel acompanhar os cristaos no mundo de hoje com a mesma perfeicao do comeco do cristianismo sem perder valores, atualizando os filhos de Deus na fe e na verdade em Cristo, e que essa verdade nunca vai ser ultrapassada por nada, nem pela ciencia nem pela tecnologia, por que a ciencia e a tecnologia nao foi capaz ate hopje de explicar a existencia de Deus, mas sim a verdade que nos da a nocao de que Deus esta acima de tudo, precisa-se atualizar os catequistas em uma renovacao e perfeicao em Cristo, usando os meios cientificos e tecnologicos para levar a mensagem de Deus sem perder o sentido de que na trindade santa encontramos o sentido completo para uma vida regada em Cristo e anunciar para todos que Cristo e sempre misericordia e que tudo pode mudar mas, Deus nao, e que ele aceita nos como somos, porem, em processo de conversao diariamente.

    Gilvan Nunes da Silva- Catequista de Batismo e Ministro extraodinario da eucaristia.

    ResponderExcluir