domingo, 5 de fevereiro de 2012

Encontro Diocesano de Catequese - 04/02/12 - Parte 2

CRÔNICAS DA CATEQUESE DIOCESANA – PARTE 3


CTD, Arapiraca, 04 de fevereiro de 2012.


“De todos os cantos viemos, para louvar o Senhor”!

      E cheios de alegrias, iniciamos a noite com a Celebração Eucarística do V Domingo do Tempo Comum, presidida por nosso pastor, Dom Valério Breda, que nos presenteou com uma rica catequese sobre a missão e espiritualidade do catequista através da meditação de Mc 1,29-39.
     Numa homília bem ao estilo dos Padres da Igreja, Dom Valério nos guiou pela ‘jornada missionária’ de Jesus, através de um universo cheio de simbolismos, comparações e alegorias...



     De repente nossos olhos se abriram sobre o anúncio da missão em Cafarnaum, a jornada da Galileia a Jerusalém, o cotidiano do Mestre, a cura da sogra de Pedro, a expulsão de demônios e a cura do paralítico... Quão surpreendente foi começar a perceber a riqueza imensa e profunda que os capítulos 1 e 2 de Marcos possuem e como ele pode ser ligado ao ministério da catequese, estabelecendo-nos indicadores da ação catequética.
     E como se continuássemos na prática da Lectio Divina feita pela manhã, todos nós adentramos numa espontânea meditação ativa da Santa Missa, onde os cantos, as orações, os gestos e os silêncios nos fizeram contemplar e experimentar o mistério.
     Após a Missa, deu-se início as atividades de confraternização e recreação do Encontro, onde tivemos a pratica de um jogo de ludo catequético conduzido por Luis Carlos, a comemoração do aniversário da catequista Edjane (Porto Real do Colégio), a participação de um momento carnavalesco e ao final a prática de várias dinâmicas apresentadas pelos Vicariatos presentes...



Nenhum comentário:

Postar um comentário