domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Ritual de Iniciação Cristã de Adultos

          Como vinhamos escrevendo (ou teclando) em postagens anteriores, a Igreja sempre compreendeu a necessidade de estabelecer e manter um processo organizado de educação na fé para aqueles que iniciavam sua caminhada de encontro e experiência com Jesus Cristo. Esse processo ficou conhecido como catecumenato na Igreja Primitiva.
          Esse modelo de catequese foi aos poucos sendo deixado de lado devido ao fenômeno da cristianização da sociedade europeia (denominado de cristandade). Todavia, como foi tratado em postagens anteriores, essa sociedade não mais existe e por consequência o modelo de catequese utilizado até então, não se mostra adequado ao momento. Ele não consegue atender as necessidades pastorais existentes... e isso, fez com que a Igreja voltasse seu olhar para o seu antigo modo de catequizar...
          Nos dizeres de Pe. Lelo em seu livro "A iniciação Cristã: catecumenato, dinâmica sacramental e testemunho":
          "No Concílio Vaticano II, os bispos provenientes de áreas missionárias, preocupados com as necessidades da evangelização e reestruturação do batismo de adultos, vão querer recuperar o catecumenato antigo para criar umr eal processo de amadurecimento da fé. O caminho iniciático das sociedades tradicionais, segundo os chamados ritos de passagem, com grande riqueza de simbologia, servir-lhe-á de analogia para adpatar o catecumenato e tomar em consideração o itinerário a ser percorrido." (p. 27).
          Essa restauração ocorre de forma oficial com a promulgação do Ritual da iniciação cristã de adultos (RICA) em 1972, pela Congregação para o Culto Divino. O catecumenato é estabelecido como modelo específico e completo de iniciação cristã, onde o RICA se torna a rica fonte litúrgico-catequética para a aplicação desse modelo.
          Nos dizeres do próprio RICA:
          "Este Rito de iniciação cristã é destinado a adultos que, iluminados pelo Espírito Santo, ouviram o anúncio do mistério de Cristo e, conscientes e livres, procuram o Deus vivo e encetam o caminho da fé e da conversão. Por meio dele, serão fortalecidos espeiritualmente e preparados para uma frutuosa recepção dos sacramentos no tempo oportuno." (n. 1, p. 17).
          O RICA re-apresenta a comunidade eclesial a estrutura catecumenal que se divide em 4 tempos e 3 etapas, a saber:
           Ao tratar da estrutura do Catecumenato, Pe. Luiz Lima parte da importância pastoral que a catequese em estilo catecumenal possui para ação missionário-pastoral da Igreja.
O catecumenato é uma função vital da Igreja. Sua responsabilidade é de toda a comunidade cristã. Todo o processo é impregnado do mistério Pascal. É lugar privilegiado de inculturação, onde são acolhidas na Igreja as “sementes da Palavra” presentes nas pessoas e nas culturas. Garante uma formação intensa e integral, está vinculado a ritos, símbolos e sinais, e está em função da comunidade cristã. (LIMA, 2009, p. 10)
Mais adiante, reforça:
O processo catecumenal, de acordo com o RICA, é organizado em quatro tempos (períodos ou fases) e em três grandes celebrações ou etapas, das quais participam membros da comunidade, parentes e amigos. A palavra “etapa” aqui significa chegada e conclusão de um período (tempo) e passagem para o seguinte: são momentos fortes marcados por uma celebração específica lançando o catecúmeno para o tempo seguinte. [...] embora a celebração dos sacramentos seja um sinal forte na caminhada, esta etapa não é o fim do processo (como comumente fazemos na atual catequese), mas é a “porta” que se abre para a catequese mistagógica, que vai aprofundar a educação para vivência do mistério. (LIMA, 2009, p. 10)

          Em cada etapa (celebrações de passagem de um tempo para o outro) são feitas as entregas que representam os compromissos que vão sendo assumidos, como acontece na entrega da Palavra de Deus, do símbolo da fé (o Credo) e da oração do Senhor (o Pai Nosso). Esses momentos são fundamentais para o crescimento do catequizando pois trazem a simbologia pujante de que a comunidade do novo povo eleito de Deus recebe seus novos membros e os transmite a herança da fé.
        
          Nas próximas postagens iremos tratar de cada tempo e etapa detalhadamente... Até breve!!

          Fabiano Lucio
Nota:
Texto de Pe. Luiz Lima foi  apresentado na III Semana Brasileira de Catequese sob o título: A iniciação cristã ontem e hoje, e está presente no livro pública com os conteúdos da SBC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário